Como implementar IP Fixo utilizando uma VPC na nuvem?
Entenda como configurar um IP fixo utilizando uma VPC na nuvem.
A maneira mais robusta e escalável de garantir um IP fixo para suas aplicações em nuvem é por meio de uma Virtual Private Cloud (VPC) ou VNet (Virtual Network). A VPC funciona como uma rede privada e isolada dentro do seu provedor de nuvem.
Ao direcionar o tráfego de saída da sua aplicação através de um gateway nessa rede, é possível associar um endereço de IP público estático a ele. Dessa forma, todas as requisições enviadas para as APIs do Stark Bank terão sempre a mesma origem, permitindo a utilização da nossa Allow List.
Abaixo, listamos os guias oficiais dos principais provedores para auxiliar sua equipe técnica na configuração de uma VPC com IP de saída fixo:
Amazon Web Services (AWS)
A AWS utiliza o Elastic IP para fornecer um endereço público estático. A configuração padrão envolve a criação de uma VPC e a associação do Elastic IP a um NAT Gateway.
Alocação: Trabalhando com Elastic IPs
Google Cloud Platform (GCP)
No Google Cloud, o serviço Cloud NAT é utilizado para atribuir um endereço de IP externo estático às suas instâncias dentro de uma VPC.
Reserva de IP: Reservar um endereço IP externo estático
Microsoft Azure
No ecossistema Azure, o processo consiste na criação de uma Virtual Network (VNet) e na associação de um IP Público (SKU Standard) a um recurso de NAT Gateway.
Configuração: Gerenciar endereços IP públicos no Azure
A implementação de IP fixo é uma excelente prática de segurança que previne acessos não autorizados e garante a estabilidade da sua integração.
Caso surja qualquer dúvida técnica durante o processo, entre em contato com nosso suporte.
Atualizado
Isto foi útil?